00 29/07/2016 19:29
Quem foi o último imperador romano?
Rômulo Augusto, que governou apenas dois anos: 475 e 476. Seu nome, em latim, era Flavius Momilus Romulus Augustus, mas ele ficou mais conhecido pelo diminutivo Romulus Augustulus, que, em latim, significa "Rômulo, o pequeno Augusto". Quando ele assumiu o poder já fazia décadas que o Império Romano havia sido dividido em dois - desde o ano 395, mais precisamente. O Império do Ocidente - comandado por Rômulo sem ser reconhecido pelo imperador oriental - sofria, então, sucessivas invasões de povos bárbaros do norte da Europa. Foi numa dessas que Rômulo Augústulo acabou deposto por Odoacro, líder de um desses povos germânicos. Era só o que faltava para a metade ocidental do império deixar de existir, dando lugar a vários pequenos reinos criados pelos invasores. Na parte oriental, porém, o império não ruiu. "Ele subsistiu, dando origem ao Império Bizantino. Mas Rômulo costuma ser considerado pelos historiadores o último imperador", diz a historiadora Maria Luiza Corassin, da USP.

Ele foi obrigado a se exilar após a deposição, mas Odoacro até que foi generoso, concedendo-lhe uma pensão em dinheiro. Os últimos anos da vida de Rômulo não são muito conhecidos - sabe-se apenas que morreu pouco depois do ano 511.


FONTE: mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foi-o-ultimo-imperador-romano?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mundo...